quarta-feira, 31 de maio de 2017

Escolha da profissão: o início para alcançar o sucesso


Escolha da profissão: o início para alcançar o sucesso 


Há 14 anos no mercado Sydney Neto é hoje um dos apresentadores mais bem sucedidos do estado. 

Por Jaqueline Brito 

A escolha da profissão é um passo importante na vida de qualquer pessoa. Tomar essa decisão é difícil porque o mercado de trabalho está cada vez mais exigente e o número de profissões cresceu. Mas para acertar, é importante identificar interesses, habilidades e buscar informações sobre as atividades realizadas no mercado. 

No Tocantins, um dos jornalistas que tem se destacado no mercado é o apresentador da Tv Anhanguera, Sydney Neto, há 14 anos atuando na área de comunicação, desde o período de estágio. Ele conta que a  profissão foi escolhida por ter sido observador e questionador. Quando ainda criança, já gostava de escrever e se comunicar e viu que a profissão poderia ajudá-lo a contribuir e evidenciar a desigualdade social.
Sydney Neto: "O Jornalismo segue firme".
Foto: Arquivo pessoal
Atualmente os grandes veículos de comunicação ainda estão aprendendo a lidar com as mudanças ocorridas nas últimas décadas, principalmente com a chegada da internet. Para Sydney, apesar de o modelo de mercado estar em crise, o jornalismo permanece firme. “Diante do  efeito do ‘pós verdade’ e do Fake News, a nossa responsabilidade aumenta ainda mais”, disse.

Sydney diz sentir-se realizado na profissão, mas sempre busca aprender e ter experiências novas: “O mercado atual  exige mais habilidades e com isso  novos campos de atuação são abertos”, ressaltou.

O jornalista conta ainda que um dos  momentos mais  especiais  em sua vida foi o de ter sido finalista do concurso “Jornalista do amanhã” promovido pela rede americana CNN internacional. 

Para chegar onde está hoje, o apresentador já atuou como estagiário de TV, repórter, gestor de comunicação e consultor de comunicação estratégica. Além de todas essas áreas, o jornalista criou recentemente o projeto Focas e Feras e diz: “A iniciativa significa uma missão, um dever de compartilhar aquilo que conheço e vivencio para a nova geração”.

Focas e Feras
O projeto Focas e Feras é voltado para acadêmicos  de Jornalismo com o  objetivo  de  ajudar e preparar os estudantes a entrarem no mercado de trabalho mais confiantes. O Focas e Feras funciona através de cursos online e monitoria para aqueles que desejam ampliar seus conhecimentos. A ideia é estreitar o vínculo entre os alunos  e profissionais da área comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário